Arquivo do blog

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

6. Espécies de métodos de leitura bíblica

Uma primeira convicção: não existe um método de leitura da Bíblia. Existem métodos de leitura. E cada grupo, cada leitor tem o direito de escolher aquele que mais gosta, contanto que se deixe guiar pelos princípios básicos de leitura bíblica, referidos no número anterior.

As linhas orientadoras dos métodos pastorais de leitura bíblica são essencialmente duas: da Vida à Bíblia e da Bíblia à Vida. A primeira é feita em muitas comunidades de base, sobretudo do Brasil, tendo Carlos Mesters como seu principal mentor; a segunda, em Portugal, é muito utilizada pelos Grupos de Dinamização Bíblica, orientados pelos Franciscanos Capuchinhos

Mas qualquer método popular de leitura bíblica deve pressupor um mínimo de conhecimentos bíblicos, ou seja, os resultados dos métodos científicos, sob pena de cair numa leitura fundamentalista igual à leitura das seitas do nosso tempo.

Por esse motivo, e também para responder a certas reticências contra a leitura da Bíblia pelo povo iletrado, em todos estes métodos é necessário um bom animador, armado de conhecimentos mínimos de Bíblia. Estes elementos deverão ser fornecidos em Cursos para Animadores de Grupos Bíblicos (ou outros), em ordem a fornecer aos leitores da Bíblia, sem estudos bíblicos, alguns pontos de apoio e pistas para encontrar o verdadeiro sentido dos textos lidos em particular ou em grupo.

6.1. Grupos de estudo da Bíblia
6.2. Da vida à Bíblia
6.3. Da Bíblia à vida
6.4. Método de leitura individual da Bíblia
6.5. Método de estudo em grupo
6.6. Método de estudo e celebração
6.7. "Método Cardijn"
6.8. Leitura da Bíblia em 100 Semanas
6.9. LECTIO DIVINA
6.10. Escola da Palavra
6.11. Orar os textos da liturgia de cada dia
6.12. Uso da Bíblia na formação de catequistas
__________________________

Extraído de http://www.capuchinhos.org/porciuncula/ler_biblia/6_especies_metodos_leitura_biblica.htm acesso em 18 ago. 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox