Arquivo do blog

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

6.11. Orar os textos bíblicos de cada dia

[1]

A Igreja oferece-nos, para cada dia, um maná escondido, que são as leituras da Bíblia proclamadas na liturgia. Estas leituras são uma selecção dos textos mais importantes da Bíblia e que mantêm entre si uma lógica e uma organização únicas. São, por assim dizer, os textos para a leitura espiritual diária de todos os católicos. 34 semanas de tempo comum; as outras dos chamados "tempos fortes" ou especiais da liturgia: Advento, Natal, Quaresma e Páscoa[2]. Seria bom que os cristãos, mesmo sem ir à celebração eucarística, fizessem uma celebração diária com os textos bíblicos da mesma. Para isso, ficam as seguintes sugestões de método:

1. Oração da noite:

- Evangelho do dia, uma folha de papel e um lápis.

- Em silêncio, deixar-se iluminar pela luz do Verbo de Deus (Jo 1,1.9).

- Oração: "Senhor Jesus Cristo (Filho de Deus), tem piedade de mim (repetir várias vezes, até que"a luz de Deus brilhe nos nossos corações" (2 Cor 4,6).

- Leitura pausada do Evangelho do dia, no grande desejo de conhecer a luz do rosto de Cristo glorificado e de O reconhecer como Palavra do Pai em todas as palavras e gestos referidos no texto.

- Fixando alguma ideia do texto, sobre ela fazer a invocação de adoração. Por exemplo:

* Senhor Jesus Cristo (Filho de Deus),
tende piedade de mim.
* Nascido da Virgem Maria,
tende piedade de mim.
* Senhor Jesus Cristo,
tende piedade de mim.
* Vós que chamais ao Reino do Pai,
tende piedade de mim.
* Senhor Jesus Cristo,
tende piedade de mim.
* Obedecendo até à morte na cruz,
tende piedade de mim.
Ir escrevendo invocações de louvor ou adoração, no caderno das notas. Este método vai favorecendo a oração e é a melhor resposta à Palavra que Deus me disse. No fim da oração, perguntar-se:

- Qual das cinco invocações me tocou mais?

Será essa que ficará mais gravada no nosso espírito, pela noite dentro, e que repetiremos ao levantar.

2. Oração da manhã:

- Lembrar e repetir a súplica mais importante da noite anterior.

- Leitura do Evangelho do dia, em ligação com a leitura bíblica da véspera.

- Orar este texto, como na oração da noite.

- Repetir uma das frases ou súplicas, utilizando o terço do rosário.

- Escrever uma das súplicas, que será repetida ao longo do dia.

3. O rosário do amor:

Tem 5 frases de oração (uma cada mistério), que são um resumo do texto bíblico lido e meditado. Poder-se-ia rezar o Rosário do amor do seguinte modo:


- Oração inicial:
Respira em mim, Ó Espírito Santo, para que eu pense no que é santo
Faz-me agir, Espírito Santo, para que eu faça o que é santo
Atrai-me, Espírito Santo, para que eu ame o que é santo
Fortifica-me, Espírito Santo, para que eu guarde o que é santo
Guarda-me, Espírito Santo, para que eu nunca perca o que é santo.
- Pai-nosso e três Avé-Maria.

- Acto de Fé, Esperança e Caridade.

- Antes de cada um dos "mistérios" (no lugar do Pai-nosso), dizer:
Meu Senhor e meu Deus, retira-me tudo o que me afasta de ti
Meu Senhor e meu Deus, dá-me tudo o que me aproxima de ti
Meu Senhor e meu Deus, afasta-me de mim próprio e dá-me a Ti

- Em vez das 10 Ave-marias, diz-se 10 vezes:
Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim
Senhor, eu sei que Tu me amas; tem piedade de mim (ou outra semelhante).

- No fim de cada mistério, diz-se o Glória.

Esta maneira de rezar o terço tem a novidade de partir da Palavra de Deus e rezar 50 vezes uma frase inspirada na Bíblia.

"A Igreja, encarregada da proclamação do Evangelho, precisa de renovar permanentemente as suas estruturas e métodos de evangelização. A Bíblia deve tornar-se, cada vez mais o livro da Comunidade cristã. Os leigos, de modo especial, devem ter maior acesso a ela. Todo o ministério da Igreja deve ser entendido como um ministério da palavra (Rom 15,16). Isto pede a mudança de um entendimento ritualista e legalista do ministério da Igreja por um caminho mais profético e de anúncio". (Declaração Final da Assembleia de Bogotá, 6.8)[3].
__________________________

[1]. Ver Bulletin Dei Verbum, nº 25, Sttutgart, 1992, p.4-6.
[2]. A Bíblia da Difusora Bíblica apresenta, no fim, as leituras dos domingos dos três anos litúrgicos.
[3]. Ver Alves Herculano, Documentos da Igreja sobre a Bíblia, Difusora Bíblica, Lisboa, 1991, p. 419.

Extraído de http://www.capuchinhos.org/porciuncula/ler_biblia/6_11_orar_textos_biblicos_liturgia_cada_dia.htm acesso em 18 ago. 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox