Arquivo do blog

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Quem foi Francisco de Assis?

Luiz Edmundo Tavares Júnior

Francisco de Assis nasceu em 26 de Setembro de 1182, na cidade de Assis , na Itália. Antes de entrarmos basicamente na questão, queria ressaltar que Francisco foi o mais querido santo que já passou pelo plano terrestre; sendo venerado por católicos, pelos protestantes e por outras filosofias.
[ . . . ]
Francisco descobre sua vocação aos 24 anos de idade, quando, segundo as fontes, recebe uma revelação na Igreja de São Damião. A partir de então, abandona tudo e todos, e sai em busca de sua paz, ajudando doentes, confortando miseráveis e leprosos, amando todos como irmãos. Será chamado de louco pois dará tudo o que tem aos pobres, porém torna-se mais forte com as críticas que recebe.
[ . . . ]
Ele pregava a humildade, a generosidade, o respeito a natureza e outros atributos extraídos dos ideais da cavalaria, já que ele também cresceu num ambiente em que os ideais de cavalaria eram consagrados como um estilo de vida. O amor cortês de Francisco derivava do amor pela esposa do Senhor, do mesmo modo que o cavaleiro bajulava a esposa do seu Senhor temporal. O poverello declarava o seu amor pela dama pobreza, esposa do seu senhor Jesus. Na medida em que notamos uma reordenação dos princípios e a aceitamos, podemos também admitir que Francisco foi um grande cavaleiro: o cavaleiro da dama pobreza.

A relação de Francisco com o seu tempo, parece-me uma relação ligada basicamente com a estrutura social e com os problemas aos quais seus contemporâneos enfrentavam. Estavam ocorrendo mudanças no âmbito econômico, e também havia um crescimento demográfico, as quais resultaram numa urbanização e numa maior aproximação da população com a religiosidade. Em suma a relação de Francisco com a pobreza , o trabalho, o progresso, etc..., revelam um Francisco afetado, pensando as questões postas por seu tempo; residindo seu traço inovador na forma como interpreta e lida com tais questões. A verdadeira inovação de Francisco foi se unir aos pobres, se tornando ele próprio um pobre.

Leiam na íntegra em http://www.ifcs.ufrj.br/%7Efrazao/Luiz.htm

Ilustração:
PORTINARI. São Francisco se Despojando das Vestes. 1945.
Pintura mural a têmpera
750 x 1060cm (aproximadas) (irregular)
Igreja de São Francisco de Assis da Pampulha, Belo Horizonte,MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox