Arquivo do blog

sábado, 10 de janeiro de 2009

Site do Fórum Mundial de Teologia e Libertação


URL do Fórum Mundial de Teologia e Libertação:

Esse texto reproduz na íntegra a "Carta de Princípios do Fórum Mundial de Teologia e Libertação", formulada e aprovada pelo Comitê Organizador do FMTL em 26 outubro de 2007.
  1. O Fórum Mundial de Teologia e Libertação (doravante FMTL) se afirma como um espaço ecumênico, dialogal, plural e diversificado. Relaciona "teologia" e "libertação" porque quer agregar diferentes teologias que herdam suas referências e/ou repercutem na assim chamada Teologia da Libertação. O FMTL se opõe, portanto, a quaisquer visões totalitárias, exclusivistas e reducionistas do ser humano, do fenômeno religioso, das tradições religiosas e de representações do transcendente. O FMTL pressupõe um determinado público que direta ou indiretamente faz teologia e ciências da religião e estão envolvidos de diferentes maneiras a ações de justiça e paz através de redes como o Fórum Social Mundial. Porém, de modo algum, tal perfil deve configurar como pré-requisito para a participação no FMTL, desde que respeitado esta Carta. Por um princípio metodológico, o FMTL promove uma abertura propositiva na liberdade de articulação de seus participantes, assegurando-lhes meios de participação ativa no evento e na organização do mesmo.


  2. Enquanto evento localizado no tempo e no espaço, o FMTL é um fórum que contribui à rede mundial de teologias contextuais comprometidas com a libertação, a opção pelos pobres e o empoderamento dos/as excluídos/as e vítimas de hegemonias em suas diferentes expressões no mundo contemporâneo.


  3. O FMTL é fruto do contato entre teologias emergidas na Ásia, África, América Latina e Caribe, América do Norte, Europa, Oceania, e cada FMTL tem sido realizado vinculado ao FSM. Tem, pois, como marco "um outro mundo é possível" (Cf. Carta de Princípios do FSM, item 2). Assume e reformula os princípios do FSM a fim de reunir e articular pessoas interessadas na mediação teológica atenta à complexidade e diversidade de experiências éticas, estéticas e espirituais de compromisso por alternativas justas para as culturas e sociedades, gêneros, religiões, em prol de espiritualidades ecológicas e planetárias.


  4. Assim, o FMTL, com base no primeiro artigo da Carta de Princípios do FSM, define-se como um espaço aberto de encontro para aprofundamento da reflexão, o debate democrático de idéias, a formulação de propostas, a troca livre de experiências e enriquecimento mútuo de diferentes abordagens teológicas contemporâneas identificadas e comprometidas com práticas de libertação, de resistência e transformação frente a todo tipo de estrutura que oprime e nega a manifestação plena de vida, justiça e dignidade.


  5. O debate, as trocas de experiências, as reflexões e as hermenêuticas promovidas no FMTL são orientadas por um princípio dialogal e consistem de um exercício de crítica afirmativa e de novas leituras teológicas comprometidas epistemologicamente com a libertação e opção pelos pobres, afirmadas na diversidade das teologias contextuais feministas, negras, indígenas, ecumênicas e das religiões, caracterizadas por seu compromisso com a diversidade de gênero, étnica, cultural, religiosa e de capacidades físicas (Cf. Cartas de Princípios do FSM, item 9), bem como por uma metodologia histórico-crítica e criativa, através de correlações multi, inter e transdisciplinares.


  6. O FMTL tem uma relação de convergência com o FSM e outros espaços e iniciativas sociais e intelectuais de caráter alternativo. Não é um evento paralelo ao FSM. Por isso planeja e desenvolve metodologias em sintonia com o FSM e iniciativas similares. O FMTL ocorre imediatamente antes ou após as edições do FSM e se integra ao programa deste através de diferentes formas de participação.


  7. O FMTL, como espaço de encontro, contribui com a formação de uma espiritualidade ecológica e planetária, fortalecendo a experiência de sentido e de esperança utópica expresso na certeza por alternativas de "outros mundos possíveis", em conexão com o compromisso social por justiça e dignidade numa ação política transformadora.


  8. O FMTL, como espaço de reflexão teológica de alternativas e possibilidade de mundo, aprofunda problemas de ordem socioeconômica atuais à luz dos recursos da teologia e vice-versa, estimulando o conhecimento e reconhecimento mútuo da pluralidade de saberes que colaboram e promovem a capacidade de resistência não violenta ao processo de desumanização que o mundo está vivendo e à violência institucionalizada, reforçando as iniciativas de práticas libertadoras em curso (Cf. Cartas de Princípios do FSM, item 13).


  9. O FMTL, como espaço de construção de uma rede mundial de teologias contextuais, favorece o diálogo entre diferenças de gênero, religião, etnias, culturas, gerações e capacidades físicas tendo em vista incentivar, promover e articular correlações críticas e criativas dessa diversidade, ampliando a sensibilidade teológica de percepção, interpretação e ação ativa em questões relacionadas à cidadania, a ações e a processos políticos configurados como promotores de libertação, justiça e dignidade.


  10. O FMTL, como espaço de reflexão teológica em perspectiva de libertação, fomenta uma produção teológica cujo discurso contribua com práticas transformadoras na sociedade, situando-se no espaço público a fim de promover a formação de sujeitos atuantes na construção de um mundo novo solidário (Cf. Cartas de Princípios do FSM, item 14).


  11. As formas de participação de cada edição do FMTL (delegações, participação individual, porcentagem de pessoas de cada região do mundo, etc.) e as maneiras de participar (mesas redondas, rituais, compartilhar de alimentos, conferências, oficinas, comunicações, etc.) são definidas pelos comitês do FMTL, a saber, o Comitê Organizador, Internacional e Secretaria Permanente, a partir do constante diálogo, reflexão e avaliação que consiste o processo do FMTL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox