Arquivo do blog

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Uma pergunta existencial presente no Salmo 8 (1/5)

Por Frei Vitório Mazzuco Filho, OFM

Introdução

O humano é um eterno peregrino em busca de si mesmo, um ser em busca constante. Ele se percebe inacabado. Essa consciência o faz questionar-se, e isso é sinal da necessidade de conhecer-se e conhecer o mundo envolvente. Neste processo lança para si mesmo uma série de perguntas. Este questionamento é o esquentamento da busca.

Este trabalho tem por finalidade mostrar o humano que se interroga frente à uma experiência religiosa, frente a um contato muito profundo com o seu Deus, um humano-orante preocupado com o seu destino e o seu estar-situado nesta terra dos homens. Por isso demos o título a este trabalho de: “Uma pergunta existencial presente no Salmo 8.

Por que dizemos: Pergunta existencial? É porque existem várias maneiras de se colocar questões. Existem perguntas técnicas, existem perguntas dialogais para criarem a dinâmica de uma conversa ou de uma entrevista, existem perguntas meramente filosóficas para acionarem o pensamento que pensa, e, existem as perguntas existenciais. O que é uma pergunta existencial? É aquela que o homem faz para entender o seu ser, é o diálogo com a sua profundidade. É o movimento de espírito que faz para compreender a realidade. Não é uma pergunta fácil. É preciso muita coragem para dialogarmos com as nossas perguntas existenciais.

Neste salmo encontramos esta pergunta: “Quando contemplo... o que é o homem, para que te recordes dele, o ser humano, para que com ele te ocupes?” (vs 4 e 5). Justamente esta questão quer ser a linha temática desta nossa análise. O homem foi criado por Deus à sua imagem e semelhança e esta é a força maior que o impulsiona à realização e à busca de si mesmo, na busca do humano total. Nesta caminhada, ele se assume e assume o mundo envolvente, num processo de descoberta de seu próprio ser em interação com o mundo que o cerca. O humano é um ser capaz de se realizar quando se serve de suas potencialidades e capacidades, quando busca a sua origem, quando interroga Deus para transformar-se e tornar-se melhor, estabelecendo relações interpessoais.

O Salmo 8

Glória de Deus e grandeza do homem
1 Ao regente do coro. Com a lira de Gat. Salmo de Davi.
2 Senhor, nosso soberano,
como é grandioso teu nome em toda a terra,
e tua majestade que se celebra acima dos céus!
3 Pela boca das crianças e dos pequeninos
preparaste teu louvor contra os adversários,
reduzindo ao silêncio o inimigo e orebelde.
4 Quando contemplo o céu, obra de teus dedos,
a lua e as estrelas que fixaste,
5 o que é o homem, para que te recordes dele,
o ser humano, para que com ele te ocupes?
6 Tu o fizeste um pouco inferior a um ser
divino, tu o coroaste de glória e esplendor;
7 deste-lhe o domínio sobre as obras de tuas
mãos, tudo lhe submeteste debaixo dos pés:
8 as ovelhas e todos os bois
e até os animais selvagens,
9 as aves do céu e os peixes do mar,
tudo que abre caminho pelo mar.
10 Senhor, nosso soberano,
como é grandioso teu nome em toda a terra!

Na segunda-feira, continuaremos com a análise do Gênero Literário

Extraído de http://carismafranciscano.blogspot.com/2009/01/uma-pergunta-existencial-presente-no.html acesso em 22 Jan. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox