Arquivo do blog

segunda-feira, 2 de março de 2009

A chamada interna

Quando passava, alguns dias mais tarde, pela Igreja de S. Damião, foi-lhe dito espiritualmente que entrasse para rezar. Entrou e começou a rezar efusivamente ante a imagem do Crucificado...
(Leg3C 13)


Francisco passeia-se. Passear, andar simplesmente pelo mundo sem meta nem objetivo, mas comovido interiormente por aquilo que se passou antes, é uma forma fundamental da meditação e da vida espiritual.

E, de repente, Francisco está em frente duma igreja, dum lugar de força, como se diria hoje em dia. Sente que alguma coisa o atrai. Porque não há de seguir os impulsos internos? O “genius loci”, o espírito que está ligado a lugares, deve ter de dizer-lhe coisas decisivas.

S. Damião é um lugar de oração como outras igrejas também. O impulso diz: Entra e reza! Assim se mostra a estrutura da oração. Francisco é atingido: Reza! E fá-lo; Oração é resposta, uma palavra que vem do outro lugar e que agora faz alguma coisa com ele.

Não é só o espaço que o rodeia, não só o silêncio que o dispõe, não só a comoção interna que procura a sua expressão. Há também uma imagem com a sua mensagem especial.

É o Crucificado que chama Francisco para aproximar-se, a discutir, a rezar, isto é, não só o símbolo de duas vigas que se cruzam – muitas vezes a redução atual da cruz. Embora este símbolo natural seja importante e embora encontremos este símbolo muitas vezes no nosso dia-a-dia, a palavra “cruz” vem do latim “cruciare – atormentar”. O crucificado é o atormentado, o desprezado, o assassinado. Atrai Francisco, vai chamá-lo duma maneira especial para que se responsabilize.

Perguntas:
  1. Quais experiências fiz passeando? Dedicando-me a impulsos internos?
  2. Como é a minha oração? Quais as circunstâncias externas e internas para as minhas orações?
  3. Quais as experiências que faço em igrejas?
  4. Qual impulso emana para mim do Atormentado, do Crucificado?
Extraído de:
Carisma 2008/2009 : intercâmbio de idéias e impulsos / Anton Rotzetter. Disponível em http://www.ccfmc.net/wPortugues/cbcmf/bibliothek/charisma/2007_Charisma_Impulse.shtml?navid=104 acesso em 11 fev. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox