Arquivo do blog

sexta-feira, 6 de março de 2009

Estar tocado – o que é?


A partir desta hora, o seu coração estava ferido e derretido pensando no sofrimento do Senhor, pois ele, durante toda a sua vida, teve sempre os estigmas do Senhor Jesus Cristo no seu coração, como isso se verificou mais tarde com muito esplendor devido à renovação dos estigmas, que apareceram no seu corpo de maneira milagrosa. (Leg3C)

Falamos muitas vezes de “estar tocado”. Francisco podia ter o feito com mais autenticidade. Pois, muitas vezes, nós não estamos tocados muito profundamente. Dum momento para outro há outra coisa completamente diferente que nos toca.

Desde o encontro com o Crucificado, há, no entanto, para Francisco só um tema: a vulnerabilidade permanente devido ao sofrimento de Cristo. Ele tem no presente todos os dias, toda a vida.

A sua alma está estigmatizada, muitos anos antes de o seu corpo mostrar os estigmas de Jesus. Deve notar-se que esta vulnerabilidade não se refere só a imagens do Crucificado, mas sempre também ao sofrimento concreto que encontra.

Uma vez é o verme que se torce no pó da rua – Francisco leva-o para as ervas. Outra vez é um cordeiro que está para ser abatido. Tem de o comprar deixando-o viver bem junto das irmãs. Noutra ocasião é o rosto torcido de dor dum irmão – Francisco senta-se ao lado dele deixando-o sentir o seu carinho. Há numerosas histórias que demonstram esta capacidade de Francisco, a capacidade de ter compaixão e de aliviar o sofrimento. Mesmo o chão cheio de pedras pode sofrer com as suas pegadas, Francisco está convencido disso.

Perguntas:
  1. E tu, como te comportas perante o sofrimento das pessoas, dos animais, da terra?
  2. Como te comportas junto da cama dum doente?
  3. Como reages quando ouves falar de transportes de animais, da criação de animais em massa, da matança industrial cruel?
Extraído de:
Carisma 2008/2009 : intercâmbio de idéias e impulsos / Anton Rotzetter. Disponível em http://www.ccfmc.net/wPortugues/cbcmf/bibliothek/charisma/2007_Charisma_Impulse.shtml?navid=104 acesso em 11 fev. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox