Arquivo do blog

quinta-feira, 19 de março de 2009

Itinerário Espiritual de São Francisco de Assis - Introdução

Frei Neylor J. Tonin

Introdução

FChesterton afirma que um escritor pode se aproximar de São Francisco, para compor-lhe uma biografia, por três caminhos. Ele, pessoalmente, escolherá o terceiro que é o mais difícil, se os outros dois - acrescenta com fino humor inglês - não fossem impossíveis. "Mistério" talvez seja a melhor palavra para definir, em tempos modernos, esta figura ímpar e altaneira da santidade cristã e da aventura espiritual humana. E é "admiração" a palavra que melhor engloba os múltiplos sentimentos que ele suscita, dentro e fora da Igreja. Diante dele, sempre sobra a intrigante e alimentadora pergunta: Mas afinal, quem foi Francisco de Assis?

Para entendermos sua alma, o fundo mais íntimo de sua personalidade e, assim, tocarmos seu mundo interior, seria necessário mais que o silêncio reverente ou a palavra inspirada: necessário mesmo seria uma vida igual à sua, uma experiência espiritual que tivesse a força incontida de seus vôos e a incandescência de sua paixão. Como isto não é possível, só nos sobra o caminho da ousadia, ao aproximarmo-nos, ainda que respeitosamente, de seu mistério para exaltarmos, mais do que para analisarmos, seu itinerário espiritual. Gostaríamos de poder fazer vibrar, sem barreiras empobrecedoras, a paixão que revolucionou sua vida. Que paixão foi essa? Que beleza tão extasiante cativou seus olhares e a que dama entregou, quebrando lanças, seu coração, numa aventura que mais de 800 anos depois de seu nascimento, ainda desperta tanto encantamento num sem-número de admiradores e seguidores?

Uma coisa é certa: em Francisco de Assis, o homem de sempre encontrou-se com o homem eterno e as promessas de Deus se fizeram bem-aventuranças palpáveis na vida de um "Poverello". A mesa da "Koinomia" evangélica abriu-se para todos e até a morte nela tomou assento como irmã. Absolvido o pior inimigo, este mundo de Francisco passou a ser o espaço da Terra Prometida preconizada pelos Profetas e marcado pelo sangue redentor de Cristo.
Frei Neylor J. Tonin
Esta série de artigos está sendo impressa no "Boletim do Pró-Vocações"

Ilustração: CARAVAGGIO. São Francisco rezando.

Extraído de
http://www.franciscanos.org.br/v3/vidacrista/artigos/pvf_primeiro.php
acesso em 15 fev. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox