Arquivo do blog

terça-feira, 7 de abril de 2009

Curso de Especialização : Teologia Franciscana

Inscrições Abertas

Justificativa
Esta proposta de curso é uma resposta à decisão da Assembléia da FFB nacional pela descentralização das iniciativas de formação.

Objetivo Geral:
Aprofundar os aspectos fundamentais da vida, carisma e missão franciscana, priorizando as fontes e sua hermenêutica.

Objetivos Específicos
a) Contribuir, a partir da espiritualidade franciscana, com a missão da Igreja e a transformação da sociedade;
b) Adquirir, através do exercício, uma metodologia adequada de estuda tradição franciscana;
c) Criar um espaço de partilha de experiências e reflexão da tradição e espiritualidade franciscana.

Destinatários:
Religiosos e religiosos da Família Franciscana; Formadores e Formadoras das etapas iniciais (Religiosos, religiosas e da Ordem Franciscana Secular); Leigos e leigas simpatizantes da espiritualidade franciscana.

Conteúdos*
Escritos e biogr. de s. Francisco 60h-a
Biogr. de Francisco e outras fontes 60h-a
Escr. e Biogr. de Clara de Assis 50h-a
Hist. do Mov. Franc. (masc. e fem.) 40h-a
Teologia e Filosofia Franciscana 30h-a
Pedagogia Franciscana 20h-a
Espirit. francisclariana e liturgia 20h-a
Oficinas de Espiritualidade 40h-a
Missão Franciscana hoje 40h-a
Seminários Optativos 40h-a
Metod. da Pesq. e Prod. em Teol. 40h-a
Trabalho de Conclusão de Curso
Carga horária total (excluído TCC) 440h-a

Corpo de Professores*:
Me. Fr. Adelino Pilonetto, OFMCap
Dr. Fr. Aldir Crocoli, OFMCap
Me. Fr. Arno Frelich, OFM
Me. Ir. Salete Dalmago, Cifa
Dra. Ir. Delir Brunelli, CF
Me. Fr. Doraci A. Tartari, OFMCap
Me. Fr. Faustino Paludo, OFMCap
Me. Fr. Flávio Guerra, OFM
Me. Fr. Irineu Trentin, OFMCap
Me. Fr. João Carlos Karling, OFM
Me. Fr. João Inácio Müller, OFM
Dra. Ir. Lucia Weiler, IDP
Dr. Prof. Luiz Aberto de Boni
Me. Ir. Mônica Azevedo, IFPCC
Me. Fr. Vanildo L. Zugno, OFMCap
*A relação de professores e professoras bem como dos
conteúdos poderão sofrer alterações.

Modalidade:
Encontros intensivos presenciais
I etapa: 20 de julho a 1º de agosto de 2009
II etapa: 04 a 23 de janeiro de 2010
III etapa: 19 a 31 de julho de 2010
IV etapa: 03 a 22 de janeiro de 2011.
Aulas acontecerão de segunda a sexta, das 8h às 19h, e aos sábado, das 8h às 12h.

Investimento:
Matrícula R$ 100,00.
E 24 mensalidades de R$ 140,00.

Coordenação
Prof. Dr. Frei Aldir Crocoli (Estef)
Prof. Me. Fr. Arno Frelich (Estef)
Ir. Jacinta Brill (FFB-RS)

Inscrição e informações:
Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana – ESTEF.
Prazo: Até 30 de abril de 2009.
Telefone: 51 3217 4567
E-mail: estef@estef.edu.br

Divulgação dos/as selecionados/as:
Dia 22 de maio de 2009, na página da ESTEF e comunicação via correio eletrônico.
O curso acontecerá com um mínimo de 30 inscritos.

Extraído de http://www.estef.edu.br/conteudo_view.php?id_noticia=250 acesso em 07 abr. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox