Arquivo do blog

domingo, 3 de maio de 2009

Beata Petronila de Troyes : 3 maio

Ou Beata Petronila de Moncel.
Virgem religiosa da Segunda Ordem (+1355). Concedeu oficio e missa em sua honra, Pio IX em 11 de maio de 1854.

Petronila, nascida de nobre família dos condes de Troyes, na França, foi educada religiosamente; jovem ainda, chegou a ser admitida entre as irmãs Clarissas do Mosteiro de Provença, onde aperfeiçoou suas virtudes, particularmente a modéstia, a humildade, a paciência. Teve um amor ardente e desmedido por Cristo no Sacramento da Eucaristia e também pelo Crucificado. Preocupou-se muito na edificação de suas co-irmãs, mais com o exemplo que com a palavra. Transformou o mosteiro em um centro de eficaz apostolado, estendendo sua ação benéfica particularmente entre os pecadores, os aflitos e os mais necessitados.

Para testemunhar seu total amor a Cristo prometeu realizar tudo com perfeição. A esta promessa se empenhou em uma contínua renovação, o que lhe causou penas e incompreensões. Porém, Petronila avançou em contínua oração, sendo assistida por Deus com favores celestiais de contemplação e êxtases.

O rei da França, Felipe o Belo, fundou em 1309 um mosteiro de irmãs Clarissas, dedicado a São João Batista, em Oncel, perto de Pont-Ste-Maxence, na diocese de Beauvais. Mas, a construção do mosteiro se atrasou devido a morte do rei e somente em 1336 se estabeleceram aí doze monjas Clarissas vindas dos mosteiros de Longchamp, de São Marcelo de Paris e de Santa Catarina de Provença. Uma das irmãs vindas de Provença era Petronila de Troyes. Ela foi escolhida como abadessa e entronizada solenemente em presença do rei Felipe de Valois e da rainha Joana de Borgonha. No ano seguinte, em 27 de março de 1337 foi consagrada a igreja do mosteiro pelo cardeal de Boulogne.

A nova abadessa formou um grupo de almas generosas, que se entregaram à perfeição seráfica. Sobressaiu pela sua humildade e delicadeza para com todas suas co-irmãs, especialmente para com as enfermas, entretanto, tornou-se cada vez mais profunda a sua união com o esposo celestial. Muita luta teve que suportar, sobretudo por parte do demônio, que tentou lançá-la no desespero. Inúmeras jovens seguiram o seu exemplo e logo o mosteiro de Moncel se converteu num cenáculo de almas eleitas. Depois de oito anos de sábio governo, Petronila renunciou o seu mandato, para se preparar melhor para seu encontro final com o esposo celestial. Viveu, todavia, onze anos uma vida oculta e humilde. A 01 de maio de 1355 abandonou a terra para a eterna festa do céu.

Nota: Há divergências sobre a data de sua festa.
Sou grato se pelos comentários conseguirem dirimir a dúvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox