Arquivo do blog

quinta-feira, 4 de junho de 2009

OS MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS - SEGUNDO MANDAMENTO





















OS MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS – SEGUNDO MANDAMENTO.

“Não pronunciarás em vão o nome do Senhor teu Deus” (Ex 20,7).

“Senhor, nosso Deus, quão poderoso é o teu nome, em toda terra.” (Sl 8,11) De fato, quando olhamos o universo e toda a criação, vemos como o nome do Senhor Deus é grandioso. O nome diz respeito à identidade da pessoa, isto é, identifica a pessoa, seu poder, sua influência, e tudo o que diz respeito ao que é.

Ora, Deus é Santo e como diz São João: “Deus é amor” (1 Jo 4,4-16), por isso devemos ter o cuidado de não falar nem usar seu Santo Nome em vão, pois estaríamos incorrendo em prática de injustiça e blasfêmia. Aliás, precisamos ficar atentos ao que falamos, pois a palavra tem um peso muito grande para a nossa salvação; com efeito, o Senhor Jesus diz no Evangelho de São Mateus: “... a boca fala do que lhe transborda do coração.”

“O homem de bem tira boas coisas do seu bom tesouro. O mau, porém, tira coisas más do seu mau tesouro. No dia do juízo, os homens prestarão contas de toda palavra vã (inútil), que tiverem proferido. É por tuas palavras que serás justificado ou condenado”. (Mt 12,34b.35-37). Portanto, o segundo mandamento proíbe todo uso impróprio do nome de Deus, e a blasfêmia consiste em usar o nome de Deus, de Jesus Cristo, da Virgem Maria, e dos santos de uma maneira injuriosa.

Podemos agora enfocar alguns pecados contra o segundo mandamento. Por exemplo: o juramento falso, quando se invoca o nome de Deus como testemunha de uma mentira; o perjúrio é uma falta grave contra o Senhor, pois consiste em se fazer uma promessa sem intenção de mantê-la ou prometer algo sob juramento e não cumprir. O Senhor Jesus nos chama a atenção para os juramentos.

Assim se expressa Ele: “... Não jureis de modo algum; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes fazer um cabelo tornar-se branco ou negro. Dizei somente “Sim”, se é sim; “Não”, se é não. Tudo o que passa, além disto, vem do maligno.” (Mt 5,34-37).

A respeito do nome recebido no batismo, devemos santificar o nome de Deus com ele, pois é nossa identidade, porque pelo batismo já fazemos parte da vida eterna; afinal, Deus chama a cada um de nós pelo nome: “E agora, eis o que diz o Senhor, aquele que te criou, ... e te formou...: Nada temas pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, és meu. Se tiveres de atravessar a água estarei contigo. E os rios não te submergirão; se caminhares pelo fogo, não te queimarás e a chama não te consumirá. Pois eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, teu salvador. Dou o Egito por teu resgate, a Etiópia e Sabá em compensação. Porque és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti, entrego nações em troca de ti. Estejas tranqüilo, pois estou contigo. (Is 43,1-5a).

Queridos irmãos e irmãs, fiquemos firmes na vivência da nossa fé católica, santificando o nome de Deus em nossa vida, pois do Senhor recebemos grandes promessas – Ele é Fiel e Justo e as cumprirá – como está escrito no Apocalipse: “Farei do vencedor uma coluna no templo de meu Deus, de onde jamais sairá, e escreverei sobre ele o nome de meu Deus, e o nome da cidade de meu Deus, a nova Jerusalém, que desce dos céus, enviada por meu Deus, assim como o meu nome novo.” (Ap 3,12).

Vinde, Senhor Jesus! Aleluia.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Creative Commons License
FREI FERNANDO, VIDA, FÉ E POESIA by Frei Fernando,OFMConv. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox