Arquivo do blog

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Santa Clara de Assis : 800 anos


Outro especial publicado pela
Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil (OFM)
é sobre o jubileu dos 800 anos do ingresso de Santa Clara na família franciscana.

A apresentação está em
http://www.franciscanos.org.br/v3/carisma/especiais/2009/santaclara/index_apresenta.php

Reproduzimos abaixo o sumário e a apresentação:


800 ANOS DA FORMA DE VIDA DAS DAMAS POBRES DE SÃO DAMIÃO
Lançamento: "Forma de Vida da Ordem
das Irmãs Pobres"
Artigos e subsídios
NOVENAS E FESTAS
VEJA MAIS

A Ordem dos Frades Menores está concluindo as comemorações do 8º Jubileu de sua fundação. Agora, a Ordem de Santa Clara começa a celebrar o seu momento histórico: 8OO anos de sua fundação, que se realizará em 2012. A exemplo do ramo masculino, que comemorou "A Graça das Origens" a partir de 2006, o ramo feminino também faz memória da origem dessa fascinante aventura evangélica vivida por Santa Clara e suas primeiras companheiras, que foram tocadas pelo ensinamento e modo de vida do Seráfico Pai São Francisco, no seguimento de Jesus Cristo pobre, humilde e crucificado, na pequena ermida de São Damião, em Assis.

De 2009 até 2011, as Clarissas terão três anos de preparação para o Grande Jubileu de 2012 (veja abaixo o quadro do tríduo preparatório), quando se completa 8 séculos em que Clara de Assis e as primeiras irmãs entraram na Ordem e receberam de Francisco de Assis uma Forma Vivendi, que continha a inspiração fundamental que definiu a Ordem das Irmãs Pobres.

Apresentamos neste Especial o novo livro de Frei Dorvalino Fassini, ofm: "Forma de Vida da Ordem das Irmãs Pobres - Leitura e Comentários", que poderá ser adquirido diretamente na Federação Sagrada Família, das Irmãs Clarissas do Brasil. Publicamos o comentário do autor sobre o livro.

2009 - Vocação
Conteúdo: Identidade e relação com a 1ª Ordem
Instrumentos: A redescoberta das Fontes
2010 - Contemplação
Conteúdo: Vida espiritual, vida em Cristo
Instrumentos: Escuta, silêncio e conversão
2011 - Em Altíssima Pobreza
Conteúdo: Revalorizar a escolha da pobreza, minoridade, despojamento, restituição.
Instrumentos: escolhas concretas de solidariedade
2012 - A Santa Unidade
Ano da Celebração

Também publicamos as programações das Novenas de Santa Clara que têm início, no dia 2, nos Conventos São Francisco (SP) e Santo Antônio (RJ). Como roteiro de celebração, escolhemos a Novena de Santa Clara do Mosteiro de Canindé, no Ceará.

Para reflexão, além de Frei Dorvalino, apresentamos um texto e uma oração de Frei Almir Ribeiro Guimarães: "Santa Clara de Todos os Tempos" e "No Jardim de São Damião. De Frei Inácio Dellazari, republicamos o texto "Clara, "Plantinha" do Seráfico Pai?", dos "Cadernos Franciscanos", que está mais atual ainda com as celebrações do novo Jubileu. Bem fundamentado nas fontes clarianas, o articulista questiona esta afirmação da própria Clara e mostra que ela era muito mais do que simples "plantinha" do seráfico Pai São Francisco.
Veja outras indicações no final do Especial.

Observação: A Imagem usada neste Especial é a capa do livro de Frei Dorvalino e foi feita pela artista plástica Maria Perez Sola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox