Arquivo do blog

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Francisco e Clara

As celebrações dos 800 anos da existência do movimento franciscano e da Regra original da ordem dos franciscanos estão entrando na reta final. Há aproximadamente 5 anos, a família do CCFMC recorda este fato com o lema - “Carisma 2008/09” - que resume ambos os acontecimentos: “Início do movimento franciscano em Fevereiro de 1208” e “confirmação da Regra original em 1209”. E já começam os preparativos para as celebrações dos 800 anos da fundação da ordem das Clarissas em 1212. Este fato já fez parte das deliberações realizadas há 5 anos, sobre a maneira como poderíamos redescobrir o carisma fundante da Família Franciscana.

O fato é que não podemos separar as figuras fundadoras do carisma franciscano. Clara de Assis encarna a dimensão feminina desta nova fundação. A sua influência sobre Francisco é evidente. Seu cuidado maternal pelos irmãos, Sua capacidade de compaixão, sua ternura e intuição, sua relação fraternal e unidade com todos os seres vivos são marcas desta “expressão feminina” do seu caráter.

Por outro lado, também percebemos em Clara, a síntese de características opostas: vigor e ternura, obediência e criatividade, firmeza e condescendência, afeto e oposição, alegria e penitência. Quer dizer, características que são frutos de uma amizade profunda e íntima com Francisco e que demonstram quão único e total é o carisma franciscano. Ambos perseguiram o mesmo objetivo - o Reino de Deus; ambos tiveram o desejo de viver o Evangelho de forma radical anunciando-O ao mundo como força vivificante; sua fidelidade e proximidade com os pobres, no seguimento do pobre Jesus de Nazaré, foi incondicional. Esta é nossa herança, mas também nosso grande desafio para o futuro.

Francisco e Clara são, realmente, como as duas faces da mesma medalha. Completamente equilibrados oferecem-nos a visão da maneira masculina e feminina de viver o Evangelho, com características diferentes, mas com o mesmo amor e paixão, com a mesma intensidade e radicalidade.

É nisso que consiste o equilíbrio de sua amizade. Nunca quiseram nada um do outro, ao contrário, viveram um para o outro. A sua relação foi marcada e orientada “pelo espírito do Pai Divino que inspirou a ambos, embora de maneira diferente”, como se expressa na lenda de Santa Clara.

Francisco amou Clara e ela retribuiu este amor. Amaram-se ternamente, sempre pensando no bem um do outro. Mas este amor mútuo foi superado pelo amor que os dois tiveram a Deus, a Jesus Cristo e ao Seu Reino. Este é o segredo do amor puro e equilibrado entre Francisco e Clara. Ambos confiaram neste amor porque puderam confiar totalmente no seu amor primordial a Jesus. Clara mesma disse que era “a plantinha de Francisco” e sentiu-se assim. Dos escritos de Clara pode-se deduzir nitidamente esta relação “infantil” com Francisco. Chama-lhe quase exclusivamente “nosso pai Francisco”.

Esta é a dinâmica viva das nossas raízes espirituais. Não são somente Francisco e Clara, mas sim Francisco e Clara juntos que fundaram o nosso movimento. Esta é nossa identidade como franciscanos/as, que só na união fraternal de homens e mulheres podemos viver totalmente. Esta é a característica especial do nosso carisma. Chamamos isto, hoje em dia, o Movimento Franciscanismo que continua a atrair homens e mulheres para o seguimento de Jesus. Esta é a nossa oportunidade. Mas só quando nos entendermos como irmãs e irmãos a caminho, irmãos e irmãs que compartilham suas necessidades e se ajudam mutuamente, viveremos este carisma de maneira plena e convincente.

Andréas Müller OFM
Extraído de http://www.ccfmc.net/wPortugues/cbcmf/cbcmf-news/2009/2009_08_News.shtml acesso em 02 set. 2009.

Um comentário:

  1. Excelente texto! porque há Fraternidades que dão um ênfase muito grande a Clara, e estão esquecendo que ambos são unidos intrinsecamente... Francisco é o Sol de Assis, Clara, os raios do mesmo sol!

    ResponderExcluir

Firefox