Arquivo do blog

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

LOURDES: A CONFIRMAÇÃO DO DOGMA DA IMACULADA CONCEIÇÃO















LOURDES: A CONFIRMAÇÃO DO DOGMA DA IMACULADA CONCEIÇÃO

Em 1854 ocorre a proclamação do dogma da Imaculada Conceição; quatro anos depois, a própria Virgem se apresenta com esse nome: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

Ora, um ser imaculado é um ser totalmente iluminado por Deus; é um ser sem mácula, isto é, sem pecado algum; é um ser cuja liberdade, inocência e obediência são incondicionais, porque traz em si a plenitude da graça; em suma, é um ser plenamente habitado por Deus. Logo, ninguém alcança esse status (estado) por si mesmo, mas somente aquele ser que recebeu de Deus tal missão toda especial em virtude da realização do Seu Reino de Amor. Nesse sentido, Maria, a mãe de Jesus, foi agraciada, como disse São Paulo, “com toda a bênção espiritual em Cristo”, em vista da nossa salvação eterna.

A Definição do Dogma

“... Depois de na humildade e no jejum, dirigirmos sem interrupção as Nossas preces particulares, e as públicas da Igreja, a Deus Pai, por meio de seu Filho, a fim de que se dignasse de dirigir e sustentar a Nossa mente com a virtude do Espírito Santo; depois de implorarmos com gemidos o Espírito consolador; por sua inspiração, em honra da santa e indivisível Trindade, para decoro e ornamento da Virgem Mãe de Deus, para exaltação da fé católica, e para incremento da religião cristã, com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo, e com a Nossa, declaramos, pronunciamos e definimos:

A doutrina que sustenta que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante da sua Conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, essa doutrina foi revelada por Deus, e por isto deve ser crida firme e inviolavelmente por todos os fiéis”. (Bula "Ineffabilis Deus" - Dogma da Imaculada Conceição - Pio IX).

As aparições da Mãe de Jesus à Bernadette Soubirous na gruta de Massabielle em Lourdes, constitui um marco fundamental da Teofania divina em nosso tempo, pois, por vontade de Deus muitas e muitas almas têm se beneficiado, primeiro da conversão e depois das graças que o Senhor tem derramado pela intercessão de sua mãe sobre toda a Igreja e sobre o nosso mundo.

“A veracidade das aparições de Lourdes não são um artigo de fé para os católicos. Não obstante todos os últimos Papas visitaram este local. Bento XV, Pio XI e João XXIII foram quando ainda eram bispos, Pio XII, como delegado papal. Ele também declarou uma peregrinação a Lourdes em uma encíclica na comemoração sobre o 100º aniversário das aparições, completados em 1958. João Paulo II visitou Lourdes três vezes e o Papa Bento XVI concluiu uma visita lá em 15 de setembro de 2008 para comemorar o 150º aniversário das aparições em 1858”. *

“A Igreja Católica celebra uma missa em honra de Nossa Senhora de Lourdes (memória facultativa), em muitos países, em 11 de fevereiro de cada ano - o aniversário da primeira aparição. Havia uma longa tradição de interpretar o Cântico dos Cânticos (4,7) - "Tu és toda formosa, meu amor, não há mancha em ti", como uma alegoria à imaculada conceição e às aparições de Lourdes, isso até a reforma litúrgica na sequência do Concílio Vaticano II”. *

Portanto, Lourdes e tudo o que acontece por graça do Senhor em se tratando de aparição da Virgem Mãe, foi, é e sempre será uma confirmação desse privilégio singular que Deus concedeu à sua mãe: ser concebida sem pecado, Imaculada.

“Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós, e por todos quantos a Vós não recorrem, de modo especial pelos inimigos da Santa Igreja e por aqueles que a Vós estão recomendados”.

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.

(*)http://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_de_Lourdes (11/02/2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox