Arquivo do blog

terça-feira, 13 de abril de 2010

São Francisco e o Software Livre (Ubuntu linux)


Filosofia Ubuntu

Nosso trabalho é guiado por uma filosofia de liberdade de software, que esperamos que seja espalhada, e traga os benefícios das tecnologias de softwares para todas as partes do globo.

Software Livre e Código Aberto

Ubuntu é um projeto guiado por comunidade para criar um sistema operacional e um pacote completo de aplicativos usando software livre e código aberto. No núcleo da Filosofia Ubuntu de Liberdade de Software estão esses ideais filosóficos principais:
  • Todo usuário de computador deve ter a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, compartilhar, alterar e melhorar seu software por qualquer motivo, sem ter que pagar taxas de licenças.
  • Todo usuário de computador deve poder usar seu software na língua de sua escolha.
  • Todo usuário de computador deve receber todas as oportunidades para usar um software, mesmo que seja portador de deficiência.
Nossa filosofia está refletida no software que produzimos e incluímos em nossa distribuição. Como resultado, os termos de licença do software que distribuímos são comparados com nossa filosofia,

Quando você instala o Ubuntu, quase todos os softwares instalados já apresentam esses ideais, e estamos trabalhando para garantir que cada pedaço de software que você precisar estará disponível sob a licença que lhe dá essas liberdades. Atualmente, fizemos uma exceção específica para alguns "drivers" que estão apenas disponíveis na forma binária, sem os quais muitos computadores não irão completar a instalação do Ubuntu. Colocamos eles em uma seção restrita do nosso sistema que os torna triviais para remoção caso você não precise deles.

Software Livre

Para o Ubuntu, o "livre" no "software livre" é usado primordialmente em referência à liberdade e não ao preço - contudo nós estamos comprometidos em não cobrar pelo Ubuntu. A coisa mais importante sobre o Ubuntu não é que ele é disponível gratuitamente, mas que ele confere direitos de liberdade de software às pessoas que o instalam e usam. São essas liberdades que permitem que a comunidade do Ubuntu cresça, compartilhando sua experiência coletiva e conhecimento para melhorar o Ubuntu, e fazê-lo próprio para uso em novos países e novas indústrias.

O Software Livre tem sido um movimento social coerente por mais de duas décadas. Esse movimento produziu milhões de linhas de código, documentação, e uma comunidade vibrante da qual o Ubuntu tem orgulho de fazer parte.

Código Aberto

Código aberto é um termo criado em 1998 para remover a ambiguidade na palavra inglesa "livre". O Open Source Initiative descreveu o software de código aberto no Open Source Definition. O código aberto continua a aproveitar o crescente sucesso e o amplo reconhecimento.

O Ubuntu fica feliz em se auto denominar de código aberto. Enquanto alguns referem-se a livre e código aberto como movimentos competidores com diferentes fins, não os vemos nem como distintos ou incompatíveis. O Ubuntu orgulhosamente inclui membros que se identificam com ambos os movimentos.

Ubuntu quer dizer humanidade para os outros, Ubuntu também quer dizer "E sou o que sou devido ao que todos nós somos"... Ubuntu é uma palavra de origem africana que influenciou a nomeação do Sistema Operacional Linux. Ubuntu descreve uma visão de mundo africana, que se traduz como Eu sou por causa de você, e que significa que indivíduos precisam de outras pessoas para serem plenos. Ubuntu inspira perfeitamente a ideia do Software Livre, que permite que o conhecimento seja compartilhado e progressivamente elaborado pela livre cooperação. Ubuntu vem da Língua Bandu e em Zulu é representada por "umuntu ngumuntu ngabantu" – que significa que uma pessoa é apenas uma pessoa através de seu relacionamento com outros.

O louco de Assis

De alguns recebia apoio e incentivo. De muitos, o desprezo e a zombaria. No entender da maioria, o filho de Pedro Bernardone havia perdido completamente o juízo! E não só a garotada da cidade escarnecia dele, chamando-o de louco e outros qualificativos menos nobres.

Mais de uma vez sentiu-se tentado a voltar atrás, quando chegava à porta de seus antigos amigos; mas saía vitorioso nessas lutas entre o orgulho humano e o próprio ideal. Já alguns começaram a reconhecer nele traços do futuro santo, embora ele mesmo ainda não conhecesse claramente sua vocação.

Estava já terminando a restauração da última Igrejinha da redondeza, a capelinha de Santa Maria dos Anjos (na foto abaixo) e perguntava-se o que faria depois. O que mais lhe pediria Deus? Não havia entendido ainda que a Igreja que devia restaurar não era a de pedra, mas a própria Igreja de Cristo, enfraquecida na época pelas divisões, heresias e pelo apego de seus líderes às riquezas e ao poder. Devia ser aquele o ano de 1209.

Certo dia, Francisco escutou, durante a missa, a leitura do Evangelho: tratava-se da passagem em que Cristo instruía seus Apóstolos sobre o modo de ir pelo mundo, "sem túnicas, sem bastão, sem sandálias, sem provisões, sem dinheiro no bolso ..." (Lc 9,3).

Tais palavras encontraram eco em seu coração e foram para ele como intensa luz. E exclamou, cheio de alegria: "É isso precisamente o que eu quero! É isso que desejo de todo o coração!" E sem demora começou a viver, como o faria em toda a sua vida, a pura letra do Evangelho. Repetia sempre para si e, mais tarde, também para seus companheiros: "Nossa regra de vida é viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo"!

Em sua trajetória de vida Francisco abdicou de toda a propriedade, inclusive recusava até mesmo a propriedade de seu habito ou manto, tendo em diversas ocasiões doado os mesmos; o software livre tem uma historia bem parecida, principalmente nos aspectos ideológicos seguindo a risca o compromisso de ser sempre gratuito e livre, pode se dizer que a "A alegria do nada possuir, encontra a liberdade de doar", podemos até mesmo encontrar na tradução do nome Ubuntu: “que significa que uma pessoa é apenas uma pessoa através de seu relacionamento com outros.” Um ideal de fraternidade plenamente de acordo com tudo aquilo imaginado e praticado por Francisco,

paz e bem,


Quem eu sou, meu nome é João Luiz Lellis da Silva, tenho 45 anos, sou usuário Linux desde 2006 e sou franciscano secular desde o inicio dos anos 80, sou professo na ordem franciscana e escrevo além deste blog nos seguintes blogs:

Creative Commons License
São Francisco e o Software Livre by http://ubuntuieu.blogspot.com is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 3.0 Brasil License.

Ilustrações inseridas por Eugenio Hansen, OFS:
Ubuntu Logo / Canonical Ltd. 2009. Disponível em http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Logo_Ubuntu.svg
acesso em 18 abr. 2010.
Santa Maria degli Angeli in Assisi - Porziuncola / Ludmiła Pilecka. 2007. Disponível em http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Santa_Maria_degli_Angeli_(Porcjunkula).JPG acesso em 18 abr. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox