Arquivo do blog

domingo, 15 de agosto de 2010

Devoção Franciscana: Nossa Senhora Mãe dos Homens


Aqui em Porto Feliz/sp, nossa querida cidade, temos praxe rememorar o passado histórico local, sabemos quando a cidade foi fundada, sabemos diferenciar o movimento bandeirante do movimento monçoeiro. Sabemos também dizer aos turistas que nos visitam, o quanto nossa cidade ajudou a expansão territorial pelo interior do Brasil e tantas outras informações históricas de nosso município.
Ano passado, realizamos a 2ª Semana pela Paz, e como uma das atividades proposta, tínhamos uma noite de Sarau, onde cada um era convidado a levar algo e partilhar. Coloquei-me a disposição deste desafio - o que levar? - navegando pela internet surgiu-me a idéia em descobrir como surgiu a devoção a Nossa Senhora Mãe dos Homens, e para minha surpresa e para a surpresa da Fraternidade São Maximiliano Maria Kolbe a qual participo, foi que a devoção a Nossa Senhora com o título Mãe dos Homens nasceu no seio Franciscano.

A devoção à Santíssima Virgem Maria, invocada como Nossa Senhora Mãe dos Homens, surgiu no país de Portugal, no século XVIII. Ela nasceu no meio dos franciscanos, começanco com Frei João de Nossa Senhora, do Convento de São Francisco das Chagas(de Assis), em Xabregas, um bairro de Lisboa. Ele assim ficou conhecido, por ser ardoroso amante da Virgem Maria. 


Frei João era um exímio pregador, um verdadeiro literato, chegando a ser conhecido como “o poeta de Xabregas”. Com domínio de oratória, pregava sempre e em todo canto, empunhando sempre um crucifixo em suas mãos, convocando o povo à conversão e à volta para Deus por meio de Maria, a Senhora Mãe dos Homens. Na figura de Maria, o humilde pregador, enxergava nela a figura de Mãe dos Homens, aquela que ama, cuida e intercede por todos os filhos, sendo a ela direcionado as causas urgentes, não há Mãe que negue ajuda a um filho necessitado


Em nossa Cidade de Porto Feliz, no ano de 1700 foi edificada por Antonio Cardoso Pimentel a Capela em Honra a Nossa Senhora da Penha, primeira padroeira da cidade. Mas em 1744, os portofelicenses dão inícia a construção da sua Igreja Matriz, mas desta vez, rendidos a devoção franciscana à Nossa Senhora Mãe dos Homens, ela é escolhida a Padroeira de Porto Feliz. Em 1750 a nova Matriz é inaugura em honra a Nossa Senhora Mãe dos Homens.


Para nossa Fraternidade é uma alegria saber que esta devoção é de origem Franciscana, e assim como Pai Francisco, pedimos a Deus, por meio do Teu Santo Espírito, que todos nós consigamos ser cada vez mais convertidos e devotos a Nossa Senhora, reconhecendo nela a figura de Mãe dos Homens, a nossa mãe! Celebramos todo dia 15 de agosto a nossa Padroeira!

Felipe Miranda



Fraternidade São Maximiliano Maria Kolbe


Porto Feliz/SP 4º distrito Região Sudeste III

OFS do Brasil




fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_M%C3%A3e_dos_Homens
visitado no dia 31/07/2010

Um comentário:

Firefox