Arquivo do blog

sábado, 19 de fevereiro de 2011

O Jubileo do Espírito de Assis 25 anos iluminando o Mundo!

"Francisco Convida Assis Acolhe e o Senhor nos Congrega na Comunhão pela Paz"!
 Mais uma “vez somos interpelados pelo arauto do grande Rei o” “poverello” de Assis que continua a nos falar depois de 800 anos e a sua mensagem é sempre atual, aquela das Bem aventuranças proclamando o Espírito da paz que gera unidade na diversidade são “25 anos do Espírito de Assis”! Continuemos a difundir a mensagem da paz. Continuemos a viver o espírito de Assis que é espírito de Paz. Como há 25 anos... Neste momento histórico... A humanidade precisa de ver gestos de paz e de ouvir palavras de esperança.
Era dia 27 de outubro 1986: data histórica, marcada para sempre no coração da humanidade. As principais religiões do mundo encontravam-se em Assis para rezar pela Paz. João Paulo II anunciava este Momento no dia 25 de Janeiro de 1986, na Basílica de S.Paulo fora dos muros (Roma), no mesmo lugar e dia em que o “Santo” papa João XXIII havia, no ano 1959, anunciado ao mundo o seu propósito de convocar o Concílio Ecumênico Vaticano II. Em 1986, “o mundo vivia o ano internacional da Paz João Paulo II dizia nessa altura:” a santa sé deseja contribuir para suscitar um movimento de oração pela Paz. Nesta ocasião solene, desejo anunciar que estou encaminhando oportunas consultas com os Responsáveis não só de varias igrejas e comunhões cristãs, mas também de todas as Religiões do Mundo para promover com eles um especial encontro do abraço da paz na cidade de Assis lugar que a seráfica figura de são Francisco transformou num centro universal de fraternidade.”
O sentido do encontro alargou o desejo e a intenção comum de todas as Denominações que era a Paz, desejo mais profundo que brota do coração humano, em Assis se encontraram para Rezar pela superação das oposições e pela promoção da paz autentica. Para proclamar em conjunto, de modo especial cristãos e mulçumanos,diante de todo mundo que a religião nunca se deve tornar motivo de conflito, ódio e violência. “Este desejo único pela paz provocou no coração da humanidade mais empenho para construir a assim chamada” cultura da paz”, e esta foi realmente a intenção. Nas palavras do saudoso papa João Paulo II” o que fizemos aqui hoje em Assis , rezando e dando testemunho  do nosso compromisso pela Paz, devemos continuar a fazê-la todos os dias da nossa vida porque o que fizemos aqui é vital para a vida do mundo é lição permanente de Assis, a lição de são Francisco  que encarnou um atraente ideal para nós é a lição de santa clara sua primeira discípula  é um ideal feito de doçura, de humildade e de um profundo sentido de Deus”.
E já se passaram 25 anos! Penso que a paz continua sendo o desejo mais profundo de nossos corações e também a mais urgente preocupação que nos faz renovar todos os dias o mesmo desejo e  a comum intenção de promovê-la no interior de nosso corações e da Humanidade inteira.são Francisco era um homem de paz aquela paz que nasce do espírito ,um homem mergulhado em Deus profundamente marcado pelo espírito  gostava de lembrar a seus frades “mais que qualquer outra coisa devem os irmãos desejar ter o Espírito do Senhor e deixarem-no atuar neles”.  Francisco sabia que a vida espiritual e o compromisso com a paz exigiam uma viragem radical: passar do espírito terrestre ao espírito do Senhor, mudar de espírito. O Espírito de Assis é o espírito da paz que brota da justiça gerando amor e fraternidade no coração de toda gente e das culturas sem excluir nenhuma mais valorizando-a como  bem e riqueza  fruto do amor de Deus criador.São Francisco diria certamente” O Espírito de Assis é o espírito  de Deus manifestado nos corações humanos”não se trata de uma paz qualquer, mais da paz de Deus não é uma paz construída a partir da lógica humana, mais da lógica de Deus  paz que reside no espírito das bem aventuranças: espírito da não violência ativa que tem como segredo não deixar que o mal, a perseguição e o ódio tenham a ultima palavra, pois a ultima palavra pertence ao amor e ao perdão. Francisco e clara são exemplos de paz: com Deus, com eles mesmos, com todos os homens e todas as mulheres de nosso tempo.
São 25 anos do Espírito de Assis atuante nos corações desde sempre para transformar, contagiar, e gerar harmonia na diversidade das culturas, denominações e religiões “que todos sejam um” pela Paz e a fraternidade universal sonho e desejo profundo dos corações humanos. Onde há situações de Guerra e de violência, apareçam os arautos da paz, onde reina rancor e fundamentalismo desenfreado venham logo os semeadores do perdão, onde impera a morte na vida que nasce na vida ameaçada pela fome, pela doença, pela miséria e pelo desrespeito surjam e avance os profetas anunciadores da boa nova, promotores da nova civilização do amor e da fraternidade, que seja bem vindo a paz entre as nações. Felizes os que constroem a paz porque serão chamados filhos de Deus, mais não devemos esquecer as palavras de são Francisco “a paz que anunciais com a boca, deveis possuir antes no coração”.
É nesta alegria e certeza de que outro mundo é possível, celebremos o grande acontecimento da história o “espírito de Assis,” vivo e atuante na igreja, no mundo e nos corações humanos, iluminados pelo espírito de Deus espírito de paz, e animados pelo testemunho de tantos homens e mulheres que ofereceram suas vidas pela construção da paz. Pela figura seráfica de são Francisco e santa Clara de Assis que o mundo reconhece como arautos da paz e da fraternidade, com a senhora da paz a virgem Maria, que no silêncio do seu coração  contemplou o dom da paz e hoje é modelo dos consagrados  e promotores da paz num mundo em conflito. Caminhemos todos para o jubileu do Espírito de Assis que será celebrado em Outubro de 2011 com peregrinação do Papa Bento XVI a Assis terra de são Francisco e santa Clara para reviver o grande acontecimento á luz do espírito de Deus que continua a nos enviar como anunciadores da paz.
Lenivaldo Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox