Arquivo do blog

terça-feira, 15 de março de 2011

A importância de um Assistente Espiritual para um fraternidade


DSCF2157
Nesta segunda-feira, dia 14 de março de 2011, Frei Gilberto, OFM,  da Paróquia Santo Antonio de Sorocaba, esteve visitando a Fraternidade São Maximiliano Maria Kolbe da vizinha cidade de Porto Feliz.
DSCF2168
A fraternidade está sendo erigida e em breve este tempo se concluirá, 16 pessoas estão em formação, conhecendo mais da espiritualidade Franciscana, outros estão em iniciação. O Frei Gilberto é o Assistente Espiritual da Fraternidade. O Assistente, tem a função de acompanhar a fraternidade, com visitas regulares, sempre motivando e orientando a fraternidade nos caminhos de São Francisco rumo a Cristo.
O Assistente ajuda a discernir também das ações da fraternidade, seja em momentos delicados mediante problemas, como também em atividades que a fraternidade esteja desempenhando. Em gratidão, os irmãos da fraternidade além da gratidão e obediência, retribui-lhe em orações, agradecendo a Deus, doador do Dom da Vida, pela providência, pois, atualmente há muitas dificuldades em se encontrar um Assistente Espiritual.
DSCF2147
Nesta noite, o Frei Gilberto fez uma profunda reflexão sobre a Quaresma, abordando as 3 faces da justiça sob a esmola, oração e jejum, tão abordados na época da quaresma.
DSCF2145
Três face da justiça 
Esmola – vai além de dar 5 reais de ajuda à alguém, e sim ir até o irmão para ajudá-lo. 
Oração – vai além da reza comum. É uma conversa, onde nos sentimos verdadeiramente como filhos de Deus. 
Jejum – a igreja pede jejum com abstenção de carne na quarta-feira de Cinzas e sexta-feira Santa. O jejum de carnae é em respeito ao sacrifício de Jesus, que entregou sua própria carne por nós. O sentido do jejum é a disciplina, o saber me dominar diante de todas as coisas.
DSCF2158
O lado franciscano São Francisco antes mesmo de se tornar religioso, ele já estava em um processo de Esmola, ela ja estava fazendo partilha de bens, dinheiro aos mais pobres. Depois de religiosos, se despojou totalmente dos bens terrenos. Neste processo de conversão ele ja estava mudando com a Oração, pela Oração, sendo uma Oração. Muito ele subia nos Montes para Orar, assim como Jesus. Jejum era levado a sério, ao ponto de reconhecer que ele foi duro demais com o irmão corpo, fazendo 4 jejuns ao ano.
Frei Gilberto encerrou dizendo: 
Desejo a vocês, como é a vontade de Jesus Cristo e de nosso Pai Francisco: "crescei e frutificai" espiritualmente.

Paz e Bem!
  DSCF2146  DSCF2148 DSCF2149 DSCF2150 DSCF2151 DSCF2152 DSCF2154 DSCF2155 DSCF2156   DSCF2159 DSCF2161 DSCF2162 DSCF2163 DSCF2164 DSCF2165 DSCF2166

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox