Arquivo do blog

sexta-feira, 29 de abril de 2011

ORAÇÃO A SANTA CLARA DE ASSIS











ORAÇÃO A SANTA CLARA DE ASSIS



D.:Santa Clara , nascida em Assis, contemporânea de Francisco, nasceu na família dos  Favarone.     Nobre,  casta e pura, sempre almejou estar com Nosso Senhor Jesus Cristo.



1. Plantinha do Seráfico de Assis , procurou segui-lo em suas pegadas, pegadas profundas , no domingo de Ramos de 1212, quando o Bispo Guido lhe entregou o ramo bento.



T.:Clara, que foste o espelho da perfeição, ensina-nos a refletir o Deus amor, ensina-nos a cativar o Cristo no nosso irmão.



2.  Tomou a decisão de seguir a Cristo do jeito de Francisco. À noite fugiu da casa paterna, saindo pela passagem dos “mortos” para encontrar-se com Francisco e seus frades.



3. Foi para Santa Maria do Anjos - Porciuncula , onde fez seus votos. Passou algum tempo no Mosteiro de São Paulo das beneditinas , onde enfrentou a fúria dos parentes, quando tomada do espirito do Senhor veementemente reafirmou sua Fé no Crucificado e com destreza disse não a seu tio, impulsionada pelo Cristo.



T.:Clara, que foste o espelho de perseverança no Amor, ensina-nos a viver o Deus amor e a cativar o Cristo no nosso irmão.



4.Tornou-se tão pesada quanto o chumbo, que seu tio desistiu. Passou a viver em oração e trabalho, no Mosteiro de São Damião, local que fora restaurado por Francisco.



T.:Clara, que foste o espelho de perseverança no Amor, ensina-nos a viver o Deus amor e a cativar o Cristo no nosso irmão.



5.Mesmo na clausura foi mais livre que os pássaros do céu , vivendo na conformidade do Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo; soube cativar a todos, às novas irmãs que chegaram ali e aos que estavam no mundo,  por sua  humildade, por sua luz.



T.:Clara, que foste  livre para seguir Nosso Senhor Jesus Cristo, ensina-nos a darmos o nosso sim, a cativar o Cristo no nosso irmão.



6. Quando Assis fora invadida pelos Sarracenos , não vacilou. Foi ao encontro do Esposo amado , Jesus Eucarístico, erguendo o Ostensório. Orou fervorosamente  para que nada de mal acontecesse as suas irmãs e ouviu o próprio Jesus lhe responder que nada de mal aconteceria a elas,  nem à cidade de Assis.



T.: Dai-nos  Clara, a mesma Luz e a mesma coragem para sermos luzes para nossos irmãos e irmãs .



7. Mesmo acamada no tempo de Natal, não podendo estar presente à Igreja assistiu a toda à missa e dois dias antes de morrer, recebeu a bula de confirmação da Regra,  do Santo Padre, para o privilégio da elevada pobreza.



8. E moribunda diz a sua alma para ir em paz, pois Aquele que a criou e acompanhou , sempre estaria com ela, pois iria em boa companhia.



T.: Dai-nos  Clara, a mesma Luz e a mesma coragem para sermos luzes para nossos irmãos e irmãs . Amém!



D.: Irmãos, Clara foi e é modelo de virtude , oração e obediência à vontade do Pai. Juntos rezemos a oração dos 800 anos do CARISMA CLARIANO.



T.:Ó Altíssimo Pai celestial, por vossa misericórdia e graça, iluminastes vossa serva Clara de Assis, com o esplendor do Cristo Ressuscitado, seu amado esposo, a fim de que, por uma vida vivida no amor, brilhasse como luz aos irmãos e irmãs de ontem e de hoje.

Ouvindo o vosso chamado, seguindo o exemplo de Francisco, Clara trocou a nobreza pela pobreza e, na penitência em São Damião, com jovial alegria, viveu no silêncio, na contemplação e na fraterna comunhão.

Bendito sejais, ó Altíssimo Pai, pelas mulheres e homens, que nestes oitocentos anos abraçaram o ideal de vida de Santa Clara. Por seu testemunho, iluminaram os caminhos da missão e da paz, radiantes de alegria e de esperança.

Concedei, Senhor, à Família Franciscana do Brasil, seguir o caminho da simplicidade, da humildade fraterna, da pobreza numa vida honesta e santa, alimentada pelo pão da Palavra e da Eucaristia, solidária com os pobres e excluídos.

Iluminados pela luz do vosso Espírito que em Clara de Assis brilhou como o sol, jamais percamos de vista, o ponto de partida, da íntima unidade com Jesus Cristo, o irmão pobre do presépio e da Eucaristia. Amém!

Nossa mãe Santa Clara e nosso pai São Francisco de Assis, rogai por nós!



D.: Irmãos e irmãs, peçamos ao Pai que nos ilumine e nos fortaleça para dizermos sempre sim à sua vontade:

Pai nosso...



Final: O Senhor os abençoe e guarde.

Mostre-lhes o seu rosto e tenha misericórdia de vocês.

            Volte a sua face para vocês e lhes dê a paz

O Senhor esteja sempre com vocês e

oxalá estejam vocês sempre com Ele.

Amém.
Créditos : Paulo Américo Piotto,OFS e Claudete Letz Martins,OFS - Fraternidade São Francisco de Assis de Vila Clementino - São Paulo-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox