Arquivo do blog

sexta-feira, 20 de maio de 2011

DEVOÇÃO MARIANA EM SÃO LUIS MARIA DE MONTFORT

















DEVOÇÃO MARIANA EM SÃO LUIS MARIA DE MONTFORT

Deus, em seu infinito amor, dispõe de seus Mistérios a nosso favor para que compreendamos melhor seus desígnios e vivamos em conformidade com sua vontade neste mundo. Dentre esses Mistérios de Deus, encontra-se o Mistério da Encarnação. Com efeito, o Senhor uniu a natureza divina de seu Filho Jesus à nossa natureza humana em Maria, pela ação do Espirito Santo, nos fazendo participar de sua divindade diretamente, por meio da redenção realizada por Jesus em seu sacrifício de cruz. A união perfeita da natureza divina de Jesus à natureza humana de Maria nos dá a certeza da nossa salvação definitiva, pois nossa carne já está glorificada em Jesus e Maria nos Céus.

Ao longo da história da Igreja, Deus concedeu aos santos e santas a compreensão desse preciosíssimo mistério da união perfeita entre seu Filho Jesus e sua mãe, a Virgem Maria, por isso, suscitou pelo Espírito Santo as devoções que a Igreja tanto recomenda aos seus filhos e filhos a fim de que vivamos como família de Deus. Dentre esses santos encontramos São Luís Maria Grignion de Montfort, grande devoto da Santíssima Virgem e autor do Tratado da Verdadeira Devoção.

O "Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem", certamente é a mais importante das obras teológicas sobre a devoção à Virgem Maria. Essa devoção se fundamenta em dois princípios: 1) Deus quis servir-se de Maria na Encarnação, ou seja, o Verbo de Deus se fez homem através de Maria, com o consentimento d'Ela, com a participação d'Ela. O Pai pediu sua anuência; o Filho habitou seu seio; o Espírito Santo a cobriu com sua sombra (cfr. Lc 1,35); 2) Deus quer servir-se de Maria na santificação das almas. Pois sendo Ele invariável em sua conduta, é ainda e sempre através de Maria que forma Jesus Cristo nas almas. Ele continua sendo o "bendito fruto" de seu ventre e "é certo que Jesus Cristo para cada homem que o possui em particular, é tão verdadeiramente fruto e obra de Maria, como o é para todo o mundo em geral" (TVD, 33). Por isso a devoção à Santíssima Virgem é necessária a todos os homens para a salvação e, muito especialmente, àqueles que são chamados a uma perfeição particular". (TVD, 40-43). (*)

A verdadeira devoção à Santíssima Virgem tem, segundo São Luís, cinco características:
1) Ela é interior, ou seja, vem do espírito e do coração, fundamentando-se numa ideia adequada do enorme papel representado por Maria no plano da Redenção, e num amor coerente com essa ideia; 2) Ela é terna, gerando na alma uma grande confiança, que faz recorrer a Maria em todas as suas necessidades, como uma criança recorre a sua mãe; 3) Ela é santa, isto é, faz com que se evite todo o pecado e se imitem as virtudes da Santíssima Virgem; 4) Ela é constante, consolidando a alma no bem e fazendo com que não abandone facilmente o caminho iniciado. 5) Ela é desinteressada, inspirando a alma a buscar mais a glória de Deus que suas próprias vantagens.
Todas essas notas, São Luís as reúne na prática que chama de escravidão de amor à Santíssima Virgem, pela qual se entregam a Maria todos os bens interiores e exteriores, para que de tudo Ela disponha segundo o agrado de Deus. (*)

Portanto, “Em Maria e por Maria é que o Filho de Deus se fez homem para nossa salvação. Logo, Jesus Cristo veio ao mundo por meio da Santíssima Virgem, e por Ela deve também reinar no mundo" (TVD). Nessa frase simples se resume todo o programa de São Luís para a aquisição da sabedoria e a consequente instauração do reino de Cristo nas almas e na sociedade. Maria Santíssima, Mãe da Sabedoria Encarnada, é o melhor caminho para encontrar o Filho de Deus.

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox