Arquivo do blog

domingo, 1 de maio de 2011

A MAIS SUBLIME VERDADE SOBRE A VIDA














A MAIS SUBLIME VERDADE SOBRE A VIDA

Caríssimos irmãos e irmãs, nós que aqui estamos, celebramos a vitória do Senhor Jesus sobre o pecado, sobre a morte e sobre todo mal, pois, Deus nos criou unicamente para o louvor de sua glória e é por essa vitória de Seu Filho amado que nos faz participar dela desde já. De fato, a humanidade conheceu pela ressurreição de Cristo, a mais sublime verdade sobre a vida, a imortalidade, que concretiza a realização da firme esperança alimentada por todas as gerações que se depositaram em Deus, a começar por Abraão, o pai da fé. Ora, essa graça infinita nos é concedida por Deus mediante a ação do Espírito Santo quando de nosso batismo, pois, a primeira experiência que temos ao recebermos este sacramento é a nossa participação na natureza divina (Cf. 2Pd 1,4), isto é, na ressurreição de Jesus, o Senhor da vida.

Foi isso que nos ensinou São Paulo, na sua carta aos Romanos: “Por acaso, ignorais que todos os que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo batismo para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova. Se fomos feitos o mesmo ser com ele por uma morte semelhante à sua, sê-lo-emos igualmente por uma comum ressurreição”. (Rom 6,3-5).

De fato, nós que convivemos em meio à experiência da morte natural diariamente, precisávamos ter, da parte de Deus, a certeza da ressurreição de Cristo e da nossa ressurreição em Cristo, pois, sem essa convicção só teríamos uma certeza, a de que estamos vivos e haveremos de morrer; e o pior, sem esperança alguma. No entanto, com a graça da ressurreição gravada em nossas almas, passamos à uma nova condição existencial, a de ressuscitados com Cristo, formando com Ele um só Corpo, a Igreja, para darmos testemunho da Obra da Redenção, realizada por Ele definitivamente  no patíbulo da cruz, em expiação dos nossos pecados.

Com efeito, é o que nos ensina São Paulo na carta aos Efésios: “Nesse Filho, pelo seu sangue, temos a Redenção, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça que derramou profusamente sobre nós, em torrentes de sabedoria e de prudência. Nele é que fomos escolhidos, predestinados segundo o desígnio daquele que tudo realiza por um ato deliberado de sua vontade, para servirmos à celebração de sua glória, nós que desde o começo voltamos nossas esperanças para Cristo. Nele também vós, depois de terdes ouvido a palavra da verdade, o Evangelho de vossa salvação no qual tendes crido, fostes selados com o Espírito Santo que fora prometido, que é o penhor da nossa herança, enquanto esperamos a completa redenção daqueles que Deus adquiriu para o louvor da sua glória”. (Ef 1,7-8.11-14).

Portanto caríssimos, podemos afirmar com toda certeza que a nossa alegria é completa, pois, Aquele que nos redimiu está conosco e nos alimenta com o seu Pão de vida eterna, nos fazendo participar diretamente do grande Mistério da salvação, por meio de sua submissão amorosa à vontade do Pai. Assim, com ele ressuscitados, somos por ele conduzidos à plenitude de Sua Glória no Reino dos Céus, a Nova Criação.

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.
...
Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com ele na glória”. (Col 3,1-4).
...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox