Arquivo do blog

sábado, 3 de dezembro de 2011

"PORQUE A RAIZ DE TODOS OS MALES É O AMOR AO DINHEIRO" (1Tim 6,10)
















“PORQUE A RAIZ DE TODOS OS MALES É O AMOR AO DINHEIRO” (1Tim 6,10)
  
Temos a vida é verdade, mas o ter provisório traz sempre certo incômodo, visto que, esse ter gera insegurança devido à fragilidade humana e das coisas nas quais nos apoiamos. Desse modo, as preocupações exageradas, o medo de perder e outros fatores, levam os homens a querer encontrar no acúmulo uma forma de segurança, por isso, o ter mais gera, na visão humana, uma certa instabilidade cômoda ou quem sabe, uma tranquilidade natural.

Mas, não é isso o que as doenças psicossomáticas revelam, pois elas são o resultado das preocupações e fobias que assolam os seres humanos em seu dia a dia: síndrome do pânico, insônia, depressão; “doenças respiratórias, de pele, circulatórias e gastrointestinais causadas ou agravadas pela tensão nervosa”, devido à insegurança no que diz respeito ao presente ou futuro que projetamos, mas que não são correspondidos; ou ainda devido ao medo advindo da violência que assola nossa sociedade por causa da desigualdade econômica ou do individualismo egoísta que mata mais que tudo.

Infelizmente, o ativismo exacerbado tem levado, mesmo aqueles que creem, à um viver indiferente e à incompreensão com relação ao plano de Deus para a nossa salvação; isto porque, a preocupação com as coisas passageiras ou com a própria “segurança” tem gerado pessoas frias e calculistas em suas relações humanas e até com Deus; é como se o outro fosso mais um inimigo a ser enfrentado ou um fardo pesado difícil de carregar; ou seja, é a política de cada um que se vire.

Bem diferente é a postura de quem confia e vive sob o amparo da divina providência: esse “é como a árvore plantada na margem das águas correntes: dá fruto na época própria, sua folhagem não murchará jamais. Tudo o que empreende, prospera.” (Sl 1,3). Porque vive cumprindo em tudo a vontade de Deus e não o tira nunca de seus pensamentos e ações; assim, tornam-se expressão de sua presença no mundo, porque se deixam conduzir pelo Espírito Santo, seguindo os passos de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. É como o Senhor nos ensinou: “Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me. Porque, quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem sacrificar a sua vida por amor de mim, salvá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vem a perder-se a si mesmo e se causa a sua própria ruína?” (Lc 9,23-25).

Portanto: “Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos? São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso.   Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.” (Mt 6,31-34).

E ainda: “Sem dúvida, grande fonte de lucro é a piedade, porém quando acompanhada de espírito de desprendimento. Porque nada trouxemos ao mundo, como tampouco nada poderemos levar. Tendo alimento e vestuário, contentemo-nos com isto. Aqueles que ambicionam tornar-se ricos caem nas armadilhas do demônio e em muitos desejos insensatos e nocivos, que precipitam os homens no abismo da ruína e da perdição. Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Acossados pela cobiça, alguns se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições. Mas tu, ó homem de Deus, foge desses vícios e procura com todo empenho a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão. Combate o bom combate da fé. Conquista a vida eterna, para a qual foste chamado.” (1Tim 6,6-12b).

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.



Creative Commons License
FREI FERNANDO, VIDA, FÉ E POESIA by Frei Fernando,OFMConv. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox