Arquivo do blog

sábado, 24 de maio de 2014

Irmão Sol, Irmã Lua

Título original: Brother Sun, Sister Moon
Direção: Franco Zeffirelli
Ano de produção: 1972

Este é atualmente o filme mais conhecido sobre São Francisco e não são poucos os que têm nesta obra o seu primeiro contato com a vida do pobre de Assis. Contudo Franco Zeffirelli neste filme concentra-se nos primeiros anos da vocação de Francisco: da Guerra contra Perúgia (1202) até a aprovação oral da Regra (1209).

No enredo é facilmente perceptível as influências da época em que foi produzido. A luta contra a Guerra do Vietnã e o movimento hippie são refletidos nas cenas e reforçados pela música do escocês Donovan. Isto não é algo que condene o filme, pois toda obra de arte em maior ou menor grau reflete desejos e preocupações de seu autor e da sociedade existente quando de sua criação.

Franco Zeffirelli toma certas liberdades artísticas para apresentar o relacionamento entre Francisco e Clara e, inclusive, modifica os fatos históricos ao trazer a vocação clareana para antes de 1209. Além disto coloca na boca de Francisco e seus companheiros a Oração da Paz, que apesar de ser conhecida como de São Francisco é um texto do início do século XX.

Uma cena muito interessante é a que apresenta as origens da OFS: um dos primeiros companheiros de Francisco definitivamente não tem vocação para o celibato e de quando em quando arde pelo desejo sexual. Francisco, que já tinha percebido isto, em vez de forçar um vocação inexistente libera-o para casar.

Em fim, esta talvez não seja a melhor obra para conhecermos nosso Pai, mas como é a obra em que muitos são apresentados à ele não deve ser descartada como instrumento de formação. Mesmo com suas falhas (e todos filmes os têm) pode ser um instrumento útil para tal.

Eugenio Hansen, OFS
Frat. N. Sª dos Anjos da Porciúncula
Porto Alegre - RS

Creative Commons License
Irmão Sol, Irmã Lua by Eugenio Hansen, OFS is licensed under a Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox