Arquivo do blog

sexta-feira, 20 de abril de 2018

COMUNGAR JESUS É SE TORNAR UM SÓ COM ELE


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 6,52-59)(20/4/18)

Quando encontramos pessoalmente o Senhor todos os planos que foram traçados e tudo o que havíamos vivido sem Ele, ficam para traz; doravante nos pomos totalmente à sua disposição, pois o nosso viver já não é nosso, mas Dele que habita em nós. Assim aconteceu com Saulo que de perseguidor de Cristo, tornou-se seu seguidor; de homem escrupuloso e violento, tornou-se manso e humilde de coração como o seu Mestre e Senhor; de pregador feroz contra os discípulos de Cristo, em eloquente e fervoroso pregador da salvação eterna de todos os homens.

Em uma de suas Cartas, Saulo agora convertido, chama-se Paulo, e faz um emocionante relato de sua conversão: "Se há quem julgue ter motivos humanos para se gloriar, maiores os possuo eu: circuncidado ao oitavo dia, da raça de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu e filho de hebreus. Quanto à lei, fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da Igreja; quanto à justiça legal, declaradamente irrepreensível. Mas tudo isso, que para mim eram vantagens, considerei perda por Cristo. Na verdade, julgo como perda todas as coisas, em comparação com esse bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. Por ele tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo."

No Evangelho de hoje vemos a confusão e o não entendimento daqueles que seguiam Jesus, mas não acreditavam Nele. Ora, a fé é um dom do Espírito Santo e não fruto do esforço pessoal nem da prática meramente externa dela. São João se referindo à isso, disse: "Eis como sabemos que conhecemos Jesus: aquele que afirma permanecer nele deve também viver como ele viveu." Ou seja, fazendo em tudo a Vontade do Pai, isto é, obediente até a morte e morte de cruz.

Conclusão: Caríssimos, o ensinamento do Senhor sobre sua presença real na Eucaristia significa comungá-lo em estado de graça e viver Nele espiritualmente até o dia de nossa Páscoa em sua parusia. São Paulo, entendeu bem isso e deu a vida por amor ao Senhor, como ele mesmo escreveu: "Quanto a mim, estou a ponto de ser imolado e o instante da minha libertação se aproxima. Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua aparição."

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox