Arquivo do blog

quinta-feira, 12 de abril de 2018

UMA LINGUAGEM NOVA PARA UM VIVER NOVO


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 3,31-36)(12/4/18) 

Caríssimos, irmãos e irmãs, não se iludam, assassinos que não desejam conversão nunca saciam sua sede de sangue, e com isso, multiplicam-se os mártires, mas também os algozes, porém, com destinos diferentes; enquanto os mártires são acolhidos na glória eterna do Senhor; seus algozes se perdem para o nunca mais de sua presença e de suas ações. É como escreveu São Paulo: "Pois todos os que quiserem viver piedosamente, em Jesus Cristo, terão de sofrer a perseguição. Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, sedutores e seduzidos." 

A história está repleta de exemplos à começar pelo exemplo do Filho de Deus, que foi barbaramente assassinado e seus algozes continuaram fazendo novas vítimas. Porém, onde eles estão com seu ódio e seus terríveis atos violentos? De fato, a vida presente é um reflexo da eternidade que cultivamos com nossos escolhas e decisões, bem como ensinou São Paulo: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba. O que o homem semeia, isso mesmo colherá. Quem semeia na carne, da carne colherá a corrupção; quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna."

No Evangelho de hoje, Jesus nos fala numa linguagem nova para que aprendamos com Ele a viver o novo de Deus em nossa vida. É como está escrito: "Quem dentre os homens conhece o que se passa no homem senão o espírito do homem que nele reside? Assim também, ninguém conhece o que existe em Deus, a não ser o Espírito de Deus. Nós não recebemos o espírito do mundo, mas recebemos o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos os dons da graça que Deus nos concedeu."

"Desses dons também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com a sabedoria aprendida do Espírito: assim, ajustamos uma linguagem espiritual às realidades espirituais. O homem psíquico – o que fica no nível de suas capacidades naturais – não aceita o que é do Espírito de Deus: pois isso lhe parece uma insensatez. Ele não é capaz de conhecer o que vem do Espírito, porque tudo isso só pode ser julgado com a ajuda do mesmo Espírito. Ao contrário, o homem espiritual – enriquecido com o dom do Espírito – julga tudo, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Com efeito, quem conheceu o pensamento do Senhor, de maneira a poder aconselhá-lo? Nós, porém, temos o pensamento de Cristo."

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox