Arquivo do blog

quarta-feira, 2 de maio de 2018

O SELO DO ESPÍRITO SANTO


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 15,1-8)(02/5/18)

"Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águia. Correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão." (Is 40,31). É essa a trajetória dos justos, daqueles que confiam no Senhor e se dispõem à amá-lo e servi-lo em tudo; e mesmo se em algum momento dessa trajetória, sofre alguma perda, ou alguma aparente derrota, confiam ainda mais na Sua divina misericórdia, na certeza de que o Senhor nunca falha.

Ora, tudo isso demonstra que somos ovelhas do Seu rebanho, ramos frondosos de Sua videira, cujos frutos compensam infinitamente todas as perdas aparentes. De fato, somos grãos de trigo plantados em terra boa; mortos para o mundo, mas vivos para Deus de quem recebemos a seiva de suas graças que nos fazem produzir frutos de bondade, justiça e santidade, tão necessários para o bem e a salvação de nossas almas.

Amados irmãos, meditemos agora com o Salmo trinta e seis, escutemos o que nos diz o salmista: "Fui jovem e já sou velho, mas jamais vi o justo abandonado, nem seus filhos a mendigar o pão. Todos os dias empresta misericordiosamente, e abençoada é a sua posteridade.
Aparta-te do mal e faze o bem, para que permaneças para sempre, porque o Senhor ama a justiça e não abandona os seus fiéis. Os ímpios, [porém, como galhos secos], serão destruídos, e a raça dos ímpios exterminada." Enquanto que, "Os justos possuirão a terra, e a habitarão eternamente." (Sl 36,25-29).

Conclusão: Caríssimos, Deus nos escolheu para sermos a sua morada neste mundo, como ouvimos no ensinamento dos Apóstolos (cf. 1Cor 3,16-17;6,18-20;Jo 14,21). De fato, foi por isso que o Senhor nos criou à Sua "imagem e semelhança." E quando do batismo nos deu o seu Espírito. Por essa razão, não existe mais espaço para o pecado em nossas almas, pois todo pecado que cometermos, seja ele venial ou mortal, é uma ofensa contra Deus que habita em nosso corpo, morada do Santo Espírito, Sacrário vivo de Jesus Eucarístico, e tabernáculo da Palavra de Deus que nos foi anunciada. Portanto, guardemos esse tesouro com amor, fé e o respeito que lhe é devido e peçamos ao Senhor que o sele com o selo do Seu Espírito. Desse modo, não seremos galhos secos, mas ramos frondosos, capazes de dar frutos cem por um.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox