Arquivo do blog

domingo, 20 de maio de 2018

VEM ESPÍRITO SANTO, VEM POR MEIO DA PODEROSA INTERCESSÃO DE MARIA...


Homilia do Dom de Pentecostes (Jo 20,19-23)(20/5/18).

Como um fogo abrasador, o Espírito do Senhor, desceu sobre Maria e os Apóstolos no dia de Pentecostes e renovou a face da terra; desde então, a Igreja, esposa de Cristo, é composta por todos os seus filhos e filhas que nascem da água e do mesmo Espírito que O gerou no seio de Sua Mãe Santíssima. Em outras palavras, esse novo nascimento é também nosso Pentecostes, pois de igual modo, o Espírito Santo vem sobre nós no momento em que somos batizados.

Então, confirmando, o que é mesmo Pentecostes? É a vinda do Espírito Santo prometido por Cristo; diz-se também do nascimento da Igreja, tendo em Maria e nos Apóstolos sua visibilidade. Em meio a tudo isso, a Igreja é Cristo e Cristo é a Igreja, exatamente como Ele mesmo a descreve, como a videira, cuja seiva é o Espírito Santo, e o Pai Eterno, é o Agricultor que com seu divino amor poda, renova seus ramos e multiplica os seus frutos para que todos tenham a vida divina. Todavia, os ramos secos dessa videira serão arrancados e lançados fora, pois não é possível que depois de receberem tantas graças, continuem sem dar fruto algum.

Caríssimos, Pentecostes é também a manifestação da Palavra proclamada pela Sabedoria do Espírito, por meio dos Apóstolos, e escutada por todas as nações presentes e futuras, pois o Espírito do Senhor continua a obra da salvação dos homens até o fim do mundo. Todavia, sem a pregação da Palavra e o testemunho dela não se tem conversão nem sinais nem prodígios.

De fato, hoje em dia se difunde muito a palavra humana e se esquece facilmente da Palavra Divina; o resultado são as falsas notícias, a multiplicação das calúnias, a difusão do ódio, das divisões e de todos os males advindos do pecado da palavra falada, escrita e multimídia, até mesmo entre os cristãos. Por isso, muito cuidado com os pecados das palavras porque eles são venenos para a alma; nunca os escute. Com efeito, assim disse o Senhor: "O homem de bem tira boas coisas de seu bom tesouro. O mau, porém, tira coisas más de seu mau tesouro. Eu vos digo: no dia do juízo os homens prestarão contas de toda palavra vã que tiverem proferido. É por tuas palavras que serás justificado ou condenado."

Conclusão: Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém!

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox